terça-feira, 29 de junho de 2010

NorWill Comunica: É tão Simples Assim?

Presupomos, então, que sim.

          Bom, hoje estou motivado a escrever aqui no Blog, por causa de um seminário que fui ver: "A importância da Propaganda no desenvolvimento econômico do Brasil: liberdade e Futuro"

           A mesa era composta por:

          • Ruy Martins Alternfelder Silva, Presidente do Conselho de Administração CIEE
            
Ele fala muito bem, um homem de princípios, aparentemente, ainda mais do qual escreveu um artigo com o seguinte Titulo: " A faxina inadiável ", que trata de um tema muito polêmico em nosso País, a política.

Também, possui um programa na TV, ético.





            • Alex Periscinoto, Presidente emitário do CIEE, fundador da ALMAP, Artista Plástico e Escritor.

Este homem, trouxe o conceito de Dupla de Criação para o Brasil, após ir aos USA à negócios e adorou a ideia, deu certo, parabéns.

Porém, ele ficou doente hoje e não compareceu.

E dele, não existe cometário ruim, parabéns.





             • Luiz Lara, Presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), fundou a Lew'Lara e recebeu diversos Prêmios de Excelência Profissional.
 
Ele comentou sobre a Propaganda nos dias de hoje, dizendo que, atualmente, "Vivemos na era da Experiência" e quando compramos é por que "Gostamos, Conhecemos e Confiamos nas Marcas" e, ainda mais, "Consideramos Marcas Como Pessoas" e que as Classes " D e C Estão Comprando, Por Causa da Propaganda"

Uma questão-piada, muito interessante que ele comentou para quem está lá, seria a seguinte:


"Moisés, ao fugir do Egito com seus diversos seguidores, chegou ao mar e lá não sabia o que fazer, uma que estavam chegando os egipcios, armados e com muita raiva, então, ele chamou seus três comandantes.

Moisés: - Comandante de Engenharia, o que nós faremos para podermos atravessar?
Comandante de Engenharia: - Moisés, teriamos de construir uma ponte, porém, como Deus não nos avisou antes sobre nossa fuga, não temos a mínima chance de construí-la agora, não há o que fazer.

Moisés: - Comandante de Guerrilha, o que nós iremos fazer?

Comandante de Guerrilha: Não há nada o que fazer, a não ser morrer lutando, onde se lutarmos, poderiamos matar cerca de 10% do exército egipcio, resultando em, praticamente, 40% de mortos do nosso lado, acarretando, novamente, em nossa escravidão.

Moisés ficou desiludido consigo mesmo, ficando até desperançoso com Deus, até que chamou o Comandante de Comunicação e lhe fez a mesma pergunta, eis que ele respondeu:
 - Bom, o que temos a fazer é o seguinte: Vá até a frente do mar com toda a esperança que você tem em Deus, abra os abraços e peça para que ele também abra o mar, se der certo nós iremos atravessá-lo, e quando tivermos passado por ele, você irá fechar os braços, pedir para Deus também fechar o mar, dai matará os egipcios que estão nos perseguindo. Te garanto que se isso der certo, você ganhará um bom espaço na Biblía, te dou minha palavra."
           • Duda Mendonça, Presidente da Duda Propaganda.

Ele estava para confirmar sua participação e acabou não indo. Quem sabe não foi Melhor?









           • Doutor Edney Narchi, Vice-Presidente do CONAR (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) e membro da Comissão Nacional Permanente de Defesa do Consumidor.

Ele apresentou um institucional do Conar, com comentários de renomados profissionais, como Publicitários e profissionais de Marketing.









___________________________________________________________________________________

Sobre meu ponto de vista:

          O seminário, tem um tema que é muito interessante e desperta curiosidade em muitos, principalmente em mim, tanto que pesquisei quem eram os palestrantes.

                 Dessa pesquisa que fiz, descobri que o Doutor Edneu Narchi, Alex Periscinoto e Ruy Martins Alternfelder Silva são pessoas extremante éticas, dedicadas e surpreendentes, principalmente o Alex Periscinoto por ser da minha área.

               Ainda bem que sempre há pessoas com passados obscuros e que virou público, então, aprendemos com eles e seus jogos de cintura, tirando, é claro, que sempre bom proveito, não desmerecendo o trabalho de ninguém, por que o que esses profissionais fizeram de trabalho até hoje, praticamente ninguém fez, então entendam que o que falarei é apenas o que muitos fazem (masquenuncaháinformaçõessobre,porém,todomundosabe), e um ponto crítico de minha parte, mas com adimiração pelo trabalho excepcional que já fizeram.

                 Bom, vamos lá...

                 O tema proposto não foi cumprido, acabaram falando mais sobre ética na profissão, todavia, Luiz Lara possui pontos negativos nesse quesito, através da pesquisa (quemuitossabem,eunãosabia), tendo como fonte a Folha Online, diz que uma operação da Receita Federal e da Policía Federal prendeu nove diretores da Schincariol, por sonegação de impostos. O ponto está que a conta publicitária estava nas mãos de Luiz Lara, sendo que se foi gravado uma conversa entre ele e o Sr. Adriano Schincariol, nessa conversa entra a questão de "comprar matérias" para haver publicidade expontânea de marca sem que seja "pago", entenderam? Porém, na coversa Luiz Lara, afirma que a IstoéDinheiro, passava por dificuldades e que seria uma oportunidade investir.
                  Já o Sr. Duda Mendonça, foi envolvido com caixa dois do PT, na campanha de Lula, ou melhor, foi pago com esse dinheiro, muita especulação acabou ocorrendo e ele admitiu ter recebido esse dinheiro e que o PT deve-lhe dinheiro, ainda.

                 Como disse, o tema mudou para ética no Seminário, entretanto, todos podem falar desse assunto.
       Outra questão foi que Duda Mendonça não foi (euteodeio!queriatantoteouvirfalar,achoseutrabalhoshow), infelizmente, ele é uma mente brilhante para promover pessoas, acredito que ele teria falado coisas que jamais imaginei de como promover pessoas o que acarreta no mercado de trabalho a propaganda eleitoral e os políticos, porém, por que ele não foi? (respondam-me nos comentários)

                  A palestra de Luiz Lara, para minha pessoa, foi como se estivesse no primeiro semestre, conhecendo o que é Publicidade e Propaganda, não desmereço a palestra, muito menos a piada construtiva que ele fez, irei usá-la, só que pelo o que ele disse, me leva a crer que se realmente existe um programa que faz planejamento estratégico, ele deve ser útil.

                  Para finalizar, não houve abertura para perguntas, então, deixo para vocês, são elas:

1) Para ser Publicitário, tem que se vender?

2) Se você dis que compramos por que conhecemos, gostamos e confiamos, por que eu tenho uma marca de celular ZTE? (eleiriamedestruirpscológicamente) 

3) Toda propaganda é tendenciosa? Por que se pensarmos, o governo faz propaganda do Fome Zero, que tudo está indo bem, agora, por que não fazem quando descobrem corrupção? Mas esse é só um caso, também deve haver de outros, existe e é, pelo menos, um pouco tendenciosa? 

 Att,

William Norton .