domingo, 23 de maio de 2010

NorWill Comunica: Expo Money

Olá,

             Venho aqui pro Blog trazer mais uma informação útil e de formação profissional ou até de reciclagem profissional, que como o título fala é sobre o Expo Money.

            Além de você receber canetas personalizadas, pastas, comida de graça (O.o sim, tem pessoas que só vão pra isso) e muitas outras coisas, você aprende, mesmo para mim que tenho uma formação de Publicidade e Propaganda, entrando diversas áreas da Comunicação Social e Marketing, vou aprender de números, por que está muito dificíl entrar na minha área (mesmocommeucurrículo), então, vamos para a Administração e essas áreas super-legais, não é mesmo? 

             Bom, a definição que a Expo Money dá dela mesmo seria assim, em minhas palavras:
"É um circuito de eventos que acontece pelas grandes metrópolis brasileiras, que tem por objetivo oferecer educação, conscientização e aplicabilidade para afins e entendidos de investimentos e negócios, tudo isso gratuito."

          Bem legal não é? Mas, voltando, eles existe à 7 anos, tendo começado em 2003 (vaiquealguémlêsobreissodaquiaumanooumais?), onde surgiu? São Paulo, o que mostra que essa cidade está investindo cada vez mais em capital de intelecto. Bom, mas agora temos versões da Expo Moneu em: Ribeirão Preto, Curitiba, Fortaleza, Salvador, Recife, Florianópolis, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A expecitativa, nas palavras deles: é quase cerca de 80 mil pessoas que participarão nesse ano de 2010..

          Totalizando um nº de doze cidades, muita informação, conhecimento e material de primeira para diversos profissionais ecuriosos como eu, aproveitem também, nem que seja para como eu disse, ir receber brindes, por que, mesmo assim você aprende.

          Voltando, não pensem que é só palestras, não é mesmo, existem expositores de empresas, corretores da bolsa de valores, Bolsas, empresas de capital aberto, agentes do setor e associações, tudo para demonstrar com melhor embasamento sobre o mercado de investimento e eventuais oportunidades que você possa ver.

         Outra coisa interessante é a capacidade de negócios dos que estão por trás do Expo Money, conseguiram trazer expositores, gerando: lucro para a Expo Money e credibilidade para com o evento; também se demonstra muito astuto e de certa forma, mais interessante por venderem algo: Uma coleção de livros didáticos que ensina como educar os filhos sobre o tema dinheiro, finanças e investimentos para alcaçar a indepêndencia financeira. Além de possuir certas serviços/produtos que auxiliam no planejamento financeiro pessoal e que contribuam para o aprimoramento profissional para deixá-lo o mais próximo do mercado financeiro, se assim "você" quiser.


           Bom, acredito que seja tudo isso que posso falar da Expo Money, aproveitem, por que tem muitas palestras excepcionais, expositores e brindes!


           O site é:      http://www.expomoney.com.br/2010/ 

           Aqui em São Paulo, acontecerá de 23 a 25 de Setembro de 2010, mais uma vez, NÃO PERCAM, POR NADA.


 Att,

William Norton .

terça-feira, 18 de maio de 2010

NorWill Comunica: Minha Falta de Tempo

Estou sem tempo de postar aqui e até de fazer meus projetos paralelos.

Espero poder ter mais tempo para postar informações e dados relevantes para todo mundo e, até, para treinar mais.

Sugestões:

1) Falar sobre RH/Recrutamento

2) Dos locais onde entrego CV e o por que.

3) Sobre um livro que estou lendo e dos livros que li.

4) Postar meu CV no blog.(20/maio/2010)

Não me esquecer.

Acho que não esqueço agora.

Ok. 

Att,

William Norton .

NorWill Comunica: ENTREVISTA LOCAL IMÓVEIS

 Olá a quem ler,

Bom, gostaria de falar sobre a entrevista que fiz na LOCAL IMÓVEIS, então, vamos ao que interessa.

Antes de tudo, seria para trabalhar no Marketing desta empresa que é uma imobiliária, então procurei saber o que faz uma imobiliária, para você o que faz uma imobiliária?

R: Vende imóveis.

Acertou... 1/7.

Uma imobiliária tem por finalidade vender imóveis ou alocar imóveis, mas ela tem outras finalidades, dependendo de seu porte, sendo assim, vamos falar de uma imobiliária que seja de grande porte, então você terá uma melhor visão, assim como eu, claro.

1) Dono (s) - irão gerir seu negócio

2) Corretores - Sua função é, primeiramente, ser registrado no Creci (algunsnãosãoetrabalhamtãobemquanto,oumelhor), para que ele tenha maior conhecimento sobre sua área e etc; deve vender ou alugar imóveis de pequeno à grande porte para pessoas, empresas, ongs e até mesmo para o governo.
    O CRECI (http://www.crecisp.gov.br), TAMBÉM FALA:
"A fim de bem desempenhar sua profissão, deve o corretor de imóveis adotar alguns procedimentos, dentre os quais:
1) manter-se atualizado com relação ao perfil do mercado imobiliário;
2) reunir informações detalhadas sobre aquisição, venda, locação, avaliação, preço, financiamentos etc.;
3) firmar contrato relativo a sua prestação de serviço;
4) combinar preço e condições da transação;
5) examinar a documentação do imóvel, dando ciência a inquilinos e/ou compradores;
6) agendar visitas ao imóvel, mostrando-o ao cliente;
7) orientar todo cliente que queria investir em imóveis."
3) Administração de Imóveis - Caso haja um cliente que goste de investir em compras de imóveis ou que já os tenha, este pode fazer um contrato junto a imobiliária para que ela fique incubida da administração de seus imóveis.
    Também, podendo realizar tais atividades: "Vistoria detalhada do imóvel e avaliação;Divulgação através de anúncios individuais em jornais, Internet e vitrine; Análise cadastral rápida e segura; Opção de recebimento em qualquer banco; Recolhimento de Imposto de Renda, IPTU e condomínio do proprietário; Garantia de 3 meses do aluguel (talvez); Estudar propostas; Aceitar seguro fiança, fiadores locais e analisamos fiadores do interior e outros estados; Análise cadastral rápida, personalizada e segura; Ampla variedade de imóveis residenciais e comerciais; Planejamento financeiro.Gerenciamento estratégico com estudos para redução de custos; Apresentação mensal dos balancetes; Assessoramento na terceirização de empresas; Seleção e recrutamento de funcionários; Cálculo e pagamento de encargos sociais; Manutenção predial, incluindo atendimento de emergência; Busca e entrega de documentos (Fonte: http://www.admcerta.com.br/empresa/default.asp)
 
4) Jurídico - Para se comprar um imóvel entra algumas tarefas inerentes a essa área, tais como: "oferece todo o suporte jurídico necessário às transações e incorporações imobiliárias, exemplificativamente: para confecção de minutas de contratos, escrituras, assessoria preventiva na compra e venda de imóveis com a análise de documentos e da situação jurídica dos vendedores e dos imóveis, regularização de imóveis, registros de Incorporações Imobiliárias, individualizações de imóveis, unificações de terrenos, averbações de construções, inclusive junto à Prefeitura Municipal, procedimentos administrativos como obtenção de certidões, retificações, registros e averbações em matrículas, negociação de débitos, usufruto, etc. Além de procedimentos judiciais como: Ação de Adjudicação Compulsória, Ação de Usucapião, Inventários, Sobrepartilhas em Inventários, Separações, Divórcios com as respectivas Partilhas e todos os demais processos pertinentes ao direito imobiliário e registral, cobranças de dívidas" (http://www.acmsadvogados.com.br/)

5) Pós Vendas/Atendimento ao Cliente - Como sabemos, existe a (o) famosa (o) recipcionista, este é o porta voz da imobiária, atende as ligações de clientes e prospects (pessoascompotencialdecompra), eles tem o primeiro contato com o cliente, podendo fazer um pré-relatório do perfil do mesmo e repassar essas informações para os corretores e para as áreas envolvidas, este deve atuar, também, no pós-vendas, aqui eu afirmo que deve ocorrer de duas formas: 1) Após a compra do imóvel, para saber se houve algum problema entre as relações ClienteXCorretor, ClienteXProcessos, ClienteXCliente (seelenãofoioproblema).

6) Marketing - Algumas empresas estão usando dessa área para melhorar sua excelência na prestação de serviços da empresa, mas muitas ainda não sabem muito bem direcionar as tarefas de marketing para esse seguimento, pelo que observo.
     Bom, o departamento de Marketing desse ramo de negócios, deve entender o perfil do cliente que está sendo atendido pela imobiliária da qual ele trabalha, entendê-lo seria: saber exatamente tudo sobre cada tipo de cliente, sendo ele de qualquer classe social; formas de financiamente; sobre setores que intermediação a compra/aluguel/administração; Perfil de seus corretores; Perfil da empresa; Seguimentar o ramo de atuação se for o caso; Abordagem diferenciada; Relatórios de cada Cliente; Análise de seus Cliente; Saber fazer acontecer marketing boca-a-boca favorável da empresa (indicações); Realizar estudos minuciosos sobre o Brasil, afim de se precaver e/ou haver novas possibilidades futuras.

7)  RH - De acordo com a A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), a área de Recursos Humanos tem por finalidade desenvolver pessoas e organizações. Já não preciso dizer muito mais e como todos sabem, esses devem ou deveriam de colocar no mercado de trabalho.

8) Deve Haver, caso exista, adicionarei e postarei no Twitter.


__________________________________________________________________________________

 Ok, sabemos o que é uma imobiliária e também sabemos que ela nos oferece um serviço de qualidade, por assim dizer (eu,senãosoubessemelhorsobreisso,comprariaporfora), agora que tal se entendermos um pouco sobre o setor imobiliário?

De qualquer forma vou falar mesmo, se quiserem pular e saber como fui na entrevista, não fiquem a vontade de pular essa parte, leiam!


O setor imobiliário gera por ano, em torno, cerca de R$ 63 bilhões de dólares, tendo um crescimento de 14,7%, que de acordo com o Secovi-SP (Maior Sindicato do Setor Imobiliário da América Latina www.secovi.com.br) será promissor para 2010 e deve crescer até 10%.

Legal saber isso, mas não gosto de coisas legais, gosto das partes ruins, então:

Cerca de 47% das pessoas desistem na hora da compra, por fata de estrutura da imobiliária ou por mau atendimento, que repercurte na manutenção da imobiliária, nas ferramentas da gestão, no suporte dado ao cliente, medo por falta de credibilidade (Marca->Marketing->Uso de Publicidade permitida na ética), esses são os principais motivos.

Outro ponto importante é que uma grande parcela de clientes não gostam dos corretores de imóveis (naverdadeodeiam), pelo motivo de não terem material apto para o cliente e acabarem mostrando materiais exaustivamente para os clientes, que em nada tem interesse e que está fora do padrão passado para o mesmo.

Existe uma empresa internacional, chamada RE/MAX, que entrou no setor brasileiro (mercadopromissor,lembra?), ela tem algumas posições relevantes, dentre elas: transpassar clientes, aqui, se uma imobiliária não tiver o produto, eles terão e usufruem de um banco de dados com todos os dados dos clientes, TODOS OS DADOS DO CLIENTE! Compartilha informações para um melhor andamento do mercado para lucratividade própria e do outro (parceria), comissionando a todos que auxiliam no processo.

Digo mais uma novidade: Esse mercado apresenta traços sazonais, agora me compliquei... Mas vou tentar explicar.

     • O lançamento de imóveis residenciais em janeiro de 2008 e 2009, apresentam poucos lançamentos e bastantes lançamentos em agosto de 2008 e 2009.
     • E a comercialização de imóveis recidenciais novos, apresentam baixa em janeiro de 2008 e 2009 e alta em maio de 2008 e 2009.
     • E as vendas por unidade tem baixo índice em janeiro de 2008 e 2009 e alto índice em maio de 2008 e 2009.

 Outro dado muito importante é que em 2009, 25% das vendas foram comerciais e o restante, residenciais, o que nos mostra que houve maior demanda por imóveis comerciais, onde em 2008 foram requisitados apenas 16%.

 Ok pessoal, isso é o que tenho para falar do setor imobiliário de uma forma macro e micro, espero que tenham gostado.

__________________________________________________________________________________

Sobre a Local Imóveis agora, como foi minha entrevista....

Primeiramente, só consegui essa entrevista por que fui ao sindicato dos publicitários de São Paulo que me passaram uma lista de agências de Publicidade com seus respectivos telefones, um deles estava errado e caiu a ligação na Local Imóveis, e me pediram um currículo.

 A priemira entrevista foi com a Beatriz Ma. Bohrer, psicóloga e, atualmente trabalha no RH da Local Imóveis, também já trabalhou com pesquisa, e fui aprovado para a segunda fase.

Na segunda fase foi com o Diretor de Marketing da Local Imóveis, esqueci o nome dele, mas depois eu colocarei, a oportunidade consistia em atualizar o Blog, Twitter, FaceBook e o Orkut da empresa, trazendo informações pertinentes para os próprios colaboradores, clientes e para a concorrência, ou seja, seria para analisar o que a SECOVI traz de novo e transpassá-lo com nosso ponto de vista para esses meios de comunicação.

Muito interessante essa ideia, uma que trará maior entendimento para os colaboradores e para o Marketing da Local Imóveis, acarretando na possibilidade de se investir em novos projetos, tais como: Parcerias entre Sites de diversos setores, desde que sejam relevantes (oquenãoestásendousadoatéagora,mesmotendofaladosobreisso).

Ficou um clima meio estranho a entrevista por que ele me perguntou o que faria se fosse um cliente que está atrás de imóveis, respondi que fecharia por fora, pois você acaba pagando menos e é possível que você faça um bom negócio, se fosse um cliente normal ou com entendimento da área, o que é o que muitos fazem, não é mesmo?

Mas, calma pessoal, meu pai é corretor e eu sei o que acontece por ai, é bem isso mesmo, eu entendo o que se passa no mercado pelas conversas informais com meu pai, ou seja, eu seria esse tipo de cliente, mas meu ponto foi em saber que eu seria esse tipo de cliente e que saberia fazer eventuais ações de marketing para fidelizá-lo, eu expliquei isso.

No final das contas, não passei na entrevista; eles publicam no blog deles, não há postagem nenhuma de clientes, MUITO MENOS DOS COLABORADORES; existem apenas 63 pessoas na comunidade do orkut deles, a maioria deve ser os próprios colaboradores e quase nada de postagens lá; 36 amigos no FaceBook; 132 pessoas que os seguem no twitter e 86 seguidores, a maioria são jovens O.o.

Outra coisa, acho também muito relevante, na avenida onde a Local Imóveis está, existem algumas outras imobiliárias, com placas em algumas casas na avenida e nenhuma deles, o que tira visibilidade da marca, apesar de ter dois escritórios na mesma. E mais uma, eles apoiaram um evento de arte em umas das ruas paralelas que descobri entregando currículo após a entrevista, não tem nada no blog falando disso e aposto que não usaram isso como no imposto de renda.
________________________________________________________________________________

Não foi aquele dia, mas um dia será!

Att,

William Norton .
 

segunda-feira, 3 de maio de 2010

NorWill Comunica: Criatividade Reduz Despezas

 
 
 
 Através do entendimento dessa palestra, algo surgiu na minha cabeça:

"Como esses profissionais de Pesquisa&Desenvolvimento (P&D) não pensaram nisso?"

 
O.o'
 
 
 

Vamos ressaltar algumas coisas antes, que remetem ao erro dos dois engenheiros:

                           •Eles, por natureza, pensam de forma prática através da tecnologia.
                           •Não cabe a ele averiguar todos os dias a linha de produção.
                           •Sua capacidade está em criar maquinários.

Ou seja, eles não são 100% culpados (seéquenãoparaaempresa), também não há como serem 100% absolvidos desse crime, foram oito milhões de reais disperdiçados (mas,claro,provavelqueesseprojetofoiusadodepois), vocês saberiam dizer por que eles não conseguiram resolver o problema de uma melhor forma na época?

R: Por que eles não acompanham a linha de produção, por acharem que sabem de tudo e não o vivenciam; foram intimados a pensar de uma única forma, aceitaram; a maioria desses profissionais (tambémemoutrosramos) são por natureza focados em uma única coisa.
Bom, vamos transportar para outro exemplo o que ocorreu ai (quefazmuitotempo):
Muitos dos profissionais, atualmente, são focados a fazer tal determinada tarefa, alguns não criam novas soluções, pois sabem que tavez a roubarão e não receberam nada por isso, outros por querer receber pelo seu trabalho, continuando com o seu estilo de vida normal e inúmeros outros motivos que qualquer um deve saber.

Por isso que gosto de sempre saber um pouquinho disso e daquilo, onde, em algum momento, vai me gerar conhecimento e saber onde procurar a solução do problema, nunca sozinho, minha vocação nesse momento é procurar alicerces, em qualquer futura fase da minha vida, para poder usar de uma melhor forma os esforços da empresa ou seja lá o que for, não comentendo erros desse tipo, desnecessários.
Mas que errem muito, pois com seus erros eu aprenderei.

Att,

William Norton .