TUDO
Desculpe, mas é a pura verdade.
Sei que falta direcionamento para uma área em específico, porém, é isso que eu quero.
Já imaginei todas as coisas das quais posso trabalhar, entre elas estariam: Pesquisa de Mercado, Criação, Redação, Atendimento, Mídia, Planejamento Estratégico, Prospcção, Branding, Marketing, Fotografia, Produção, Consultoria, Relações Públicas, Relações Internacionais, Jornalismo e mais uma porrada de outros que me falta a boa vontade de escrever aqui.
Agora, se eu realmente quero tudo isso, seria para quê?
Simpes, para ser um Diretor Geral de uma empresa.
Vocês acham que estou brincando, não estou não. O que vocês acham que um Diretor Geral (chairman) faz ou deveria?
Se vocês não sabem, vou tentar colocar esta questão na minha concepção (possoestarerrado,então,pesquisemtambém)..
Este por sua vez deve entender de econima, pelo simples motivo de existir demanda e oferta , saber analisar dados, para formular preços, saber negociar, lidar com seu orçamento e relacionados.
Tabém deve entender de todas as áreas, porém, o que acontece é que muitos desses não entendem, falando de empresas de pequeno e médio porte. Voltando, saber de todas as áreas é saber dirigir um negócio, imaginem que atualmente há muita informação, realmente tem muita informação, é praticamete inacessível para uma pessoa lidar com tudo isso, existem novas tendências, atualizações do que for, novas tecnologias aparecendo, relações de um seguimento que só o gestor desse pode ter, por que só é aprendido com o tempo e a alta especialização que em todos os ramos deve ter.
Me compliquei agora, não é? Me contradisse afirmando que não dá para saber de tudo, assim como disse que um Diretor Geral tem que saber de tudo, e agora?
E agora... Eu explico. Esse Doutor tem e deve saber, no mínimo, sobre essas questões no nível intermediário, para que assim ele possa se esforçar para encaminhar sua empresa para um futuro melhor, mas se ele pensar assim, está errado!
Ele deve encaminhar sua MARCA, a marca é o nome, termo, símbolo ou o uso de um personagem ou mesmo o conjunto desses em um só. E digo mais, fugindo dessa explicação da Associação de Marketing dos USA, uma Marca são, também, seus colaboradores que são a imagem da mesma, seus consumidores, pois são sua identidade, seus STAKEHOLDERS, esse termo se refere à todos envolvidos a uma empresa/marca, desde a comunidade perto da fábrica até o governo. A marca é a algo acima da empresa, um termo muito bom para se sobrepor ao nome empresa.
Ou seja, sua marca necessita de um direcionamento trivial para Relações Públicas, dependendo para Relações Internacionais, Marketing, Publicidade, Promoção, Inteligência de Mercado, Pesquisa de Mercado, tudo isso para se tornar mais relevante na tomada de decisão, pois algumas dessas áreas merecem vir primeiro que outras, dependendo do caso, e como depende do caso, este deve saber qual vem em primeiro lugar para sua Marca, no X momento que sua Marca passa e que precisa de alguma dessas.
Contudo, se a marca tiver capacidade para poder contratar serviços de todos os seguimentos, esta deve, porém, agora se é necessário saber o seguinte: qual dessas merece maior investimento e o por que.
Alguns falam, essas coisas:
"Eu sei que metade da minha verba publicitária é mal gasta, só não sei qual"
►Ele quis dizer que não sabe Gerir uma empresa e muito menos sobre ROI (retorno sobre investimento), falgou amigo.
"Cansei de fazer propaganda, vou investir esse dinheiro em promoção para o cliente"
►Ele quis dizer que a agência de publicidade era ruim, logo pensou em subornar seus clientes.
Existe mais uma infinidade de frases que Diretores Gerais falam, todas extremamente humilhantes para eles, pois admitiram ter errado, (dado interessante, que é de 20 a 10 anos atrás, um terço das ações que empresas fazem dão certo) agora, vão direcionar para outro lado os recursos disperdiçados, será que vai dar errado? Talvez sim, talvez não, depende dos casos.
Acredito que o que escolhi para mim, Publicidade e Propaganda, tinha tudo haver comigo, pois sou crítico por natureza, tendo o que se precisa para ser um Diretor Geral, Gerente, ou o que seja, pois saberei encaminhar a verba para um bom caminho, pensando nas alternativas e me usufruindo de todas as áreas para ter maior certeza de que não será em vão.
Esse será meu futuro, ou não, podendo ser um futuro Consultor de Marca.
Espero ter explicado algumas coisas para vocês sobre mim e da área.
Att,
William Norton .
Por isso que na minha opnião, os melhores diretores são os que começaram como estágiarios ;)
ResponderExcluir