terça-feira, 13 de abril de 2010

NorWill Comunica: Neste Exato Momento

Estava pensando em reformular meus objetivos, calma, calma, não estou falando da minha vida, só os objetivos do currículo, pois alguns me falaram que não tem direcionamento e afins.

Vou escolher três áreas aqui, entre elas estão Atendimento, Planejamento Estratégioco e Marketing.

Selecionadas, agora vou fazer um texto sobre cada uma dessas três áreas, dando minha explicação sobre e depois tentarei fazer uma síntese, se enquadrando ao meu objetivo do CV.




Mão a obra:


1) Atendimento:

O Agente de Atendimento da Agência desempenha dois papéis, entre eles: 

1) Representar o Cliente Dentro Da Agência. 

Exemplo Típico: A criação faz uma peça muito legal (paraeles), o atendimento olha e fica com uma feição de "QUÊ?", pois o atendimento passou um briefing, contendo as informações que deveriam ter na pessa e não foi assim o layout da peça. Ele terá de convencê-los que está errado e tentar fazer com que façam outro, por acaso, se não aceitarem, começará uma guerra de sorrisos e conversas com o alto escalão para ver se este aprova ou não o job.

2) Representar a Agência Para o Cliente:

Exemplo Típico: (usando o último exemplo para continuar a tese) Se por algum motivo o alto escalão da agência preferiu a peça da criação como está, acabou a discussão. Sabe o que o Atendimento irá fazer? Ele terá que entender o por que daquela peça feita pela criação e amá-la de paixão. Depois de feito isso, ele marcará uma entrevista com o cliente, podendo ir sozinho ou junto a equipe, ele apresentará tudo para o cliente, como se fosse o melhor para ele (mesmoeletendodiscordadoemprimeiroponto), estando muito bem informado sobre futuras críticas e etc. Ele será a defesa da Agência, o seu advogado.

 
Tá bom, falei sobre como ele deve ser, agora, irei tentar explicar o que ele faz ou deveria fazer, colocarei em tópicos:
1) Visitar o cliente
2) Após cada visita, fazer relatórios de como foi esta, relatando pontos importantes para o bom relacionamento futuro de agênciaXcliente.
3) Entender de Marketing, pois ele entenderá dos problemas de seu cliente, então deverá oferecer algo relevante a ele, através da agência, ou seja, ele também deve criar.
4)Entender de Criação, não que ele deva saber mecher com o Pacote Adobe, ele tem que saber como funciona, entender da teoria da Comunicação Visual, pois ele deve cobrar resultados.
5)Não apenas entender de Criação, mas sim, entender da sua agência, como um todo, pois ele sabe ou irá direcionar um campo primeiro ou conjunto para uma ação.
6)Saber de todas as áreas de Comunicação Social. Imaginem o seguinte: Uma agência pequena tem um cliente, e este quer fazer uma ação de promoção, a agência poderia se arriscar, mas é muito arriscado, pois ela não tem o know-how da área, então, o atendimento pode/deve conhecer algumas outras empresas para indicar ao seu cliente, não havendo chances de destruir a relação entre ambos e ter a chance de tentar interagir junto ao cliente com a PROMOÇÃO.
7) O bom atendimento deve saber de administração, pois ele também lidará com contas! Isso remete a verba publicitária empreendida do cliente dentro da agência, ele terá que saber como empregá-la da melhor forma, junto a Mídia, Produção e etc.
8) Tem que ser um vendedor, sério, disposto, amigo (melhor,umamãe), se vestir bem e coisas relacionadas ao perfil que a agência tem, para passar a sua credibilidade.

Objetivo para querer trabalhar/estagiar com Atendimento:
 Quero trabalhar/estagiar com Atendimento, pois, está muito próximo de todas as Diciplinas de Comunicação Social e Negócios, das quais me empenhei muito para conhecê-las, assim, terei a oportunidade de por em prática e aprender mais sobre elas, monstrando minha eficácia para a agência e para com o cliente.
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2) Planejamento Estratégico:
Este deve responder tais perguntas: Onde, Como, Quando e Por quê; de forma detalhada.
  
O Planejamento consiste em um inserir ou até mesmo recolocar uma empresa/marca no mercado, para que isso realmente aconteça, ele deve entender muito de Posicionamento de Marca; Análises de Ambiente; STAKEHOLDERS, sabendo qual a imagem que quer passar para cada um deles; Comunicação Visual; Comunicação Social e Negócios, para que dá melhor forma, oferte um serviço genial para seus clientes.

Depois de ter certeza sobre todos esses conhecimentos, eu sei que ele deve fazer um relatório/manual de como a empresa/marca deve se portar perante cada um desses assuntos.

Ddeve lenvantar questões e respondê-las, também, analisá-las. Criar Planos de Estratégia parase obter participação de mercado e lembrança de Marca, devendo chegar muito próximo aos seus consumidores. 

Acredito que tenha haver com Relações Públicas, também, uma vez que essas estão fazendo esse trabalho também.

Não deve se ater somente a acertos, estes devem conhecer os futuros erros que podem acontecer, causados pelas futuras divergências que um mercado pode acarretar. 

Legal isso né? Você faz algo pensando dar certo e que pode dar errado, que tipo de profissional é esse?

A resposta para a pergunta é: Inspirado. Por que ele sabe dos futuros problemas que poderá acontecer, caso um Governo assuma o comando, podendo criar leis que inibam suas ações, então, deve criar uma outra plataforma para lidar com seu Planejamento Estratégico, caso isso ocorra, e qualquer outros assuntos que possam vir a abalar os negócios que a empresa/marca possa sofrer.

Dá para se falar muito mais a respeito dessa área, porém aqui é uma síntese, não muito aprofundada, porém que lhe faça pensar, assim como me fez pensar muito.

Objetivo para querer trabalhar/estagiar com Planejamento Estratégico:
 Quero trabalhar/estagiar com Planejamento Estratégico, por que, se faz necessário um profissional que queira oferecer um melhor serviço, não trazendo erros para uma empresa/marca, fazendo-me dedicar cada vez mais para o mundo dos negócios e de comunicação.
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3) Marketing:  

Na minha concepção: Markting é vender mais e vender melhor (comodissemeuprofessorDixe,também,oqueeuacreditavaeacredito).

Vou tentar explicar essa minha afirmação e gostaria de levantar que acredito que um profissional de Maketing, para mim, é o TOP da Comunicação Social e dos Negócios. 

Dentre as atividades de Marketing encontramos os famosos 4Ps (Praça,Promoção,Produdo e Preço), que fazem o Mix De Marketing, para onde se deve encaminhar os esforços referentes a essa área/seguimento (faleideseguimento,pois,minhaprofessoraANAMARIA,avêdessaforma), gerando lucro, credibilidade para a marca, visibilidade e mais uma infinidade de outros quesitos.

Ou seja, este profissional tem que se importar com o ponto de venda, pois será ai que o consumidor terá o primeiro contato com o produto/serviço, devendo neste fazer ações de Comunicação Social para, assim, o tornar mais chamativo.

No pós-venda, para fazer com que os consumidores fiquem mais satisfeitos com o produto/serviço, do qual compraram, saciar as eventuais dúvidas que podem aparecer para o consumidor, criando uma relação entre Empresa/Marca X Consumidor, duradoura e de confiança. Podê-se fazer através de CRM (Customer Relationship Management), podendo acontecer de diversas maneiras, mas, para que vocês entandam, pode ser através de levantamento telêfonico dos consumidores que se cadastraram ou por Marketing de Relacionamento, ambos levantando dados muito importantes que irão ser informações muito úteis para o gerente de Marketing fazer novas ações ou, até mesmo, melhorá-las, se este souber como fazer.

Ele deve entender de Comunicação Social, pois, eventualmente, terá uma Agência de Publicidade, de Promoção, de Relações Públicas, de Relações Internacionais e etc, ou dentro de sua própria empresa, destinando verbas para onde deve-se encaminhar cada valor para cada uma delas, de forma relevante para se atingir seus fins.

Deve saber que para tomar uma decisão deve primeiramente constatar seus consumidores ou o público destinado de uma ação, através de Pesquisa de Mercado, para diminuir a porcentagem de erro de sua nova ação.
Tem que entender de seguimentação, pois vemos (ounão) muitos produtos entrarem no mercado e logo
desaparecem. E para fazer com que isso realmente aconteça, há inúmeras formas de se achar um novo seguimento ou um nicho, que venha a trazer novos lucros para a empresa.
Entender que Psicologia também está presente em uma Marca.

Saber que a Análise SWOT (forças,fraquezas,oportunidadeseameaças) é uma ferramente muito importante para se inserir uma nova marca, ou fazer com que uma marca continue a existir.

Que este deve entender do Ciclo de Vida do Produto, tomanda as devidas precauções em cada fase que a marca se encontra.

E saber que aquele grupo que consome pouco, muito pouco, pode querer dizer que é até 30% de seu faturamento, devendo fazer com que ele realmente compre a marca ou que continue a ser um cliente desse modo sem o perdê-lo, realmente, para a concorrência.

E de tudo citado nos levantamentos que fiz de Atendimento e Planejamento Estratégico, este profissional de Marketing também deve fazer e ser.

Objetivo para querer trabalhar/estagiar com Marketing:
 Quero trabalhar/estagiar com Marketig, pois, realmente, abrenge todas as áreas/seguimemtos de Negócios e Comunicação, sendo assim, com o tempo, sempre consiguirei evoluir profissionalmente junto a empresa, por necessitar cada vez mais de um profissional qualificado para exercer domínio dos ramos que o Marketing coordena.e faz acontecer.
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Esse texto me custou um bom tempo, sendo útil até para mim e, espero, que para vocês também.

Att,


William Norton .


Um comentário:

  1. Agora... É só votar: 1, 2 ou 3?!?!
    hauahuahua
    Boa sorte na tua escolha ;)

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