quinta-feira, 18 de novembro de 2010

quarta-feira, 28 de julho de 2010

NorWill Comunica: Sandice

Olá para todos,

Estou muito feliz hoje, querem saber o por que?

Tudo bem, eu digo, passei em uma entrevista que fiz, a empresa se chama SANDICE.

Bom, mas o que seria sandice, até então pensei que era ou a fusão dos nomes dos sócios ou um nome criado à partir do nada, mas como é bom ser leito, então, procurei seu significado, eis aqui:

"Qualidade, ato ou dito de sandeu; tolice, idiotice, parvoíce."

Pera ai, vocês estão pensando que esse nome é ruim? Por que?

Antes de responderem, compreendam a visão da empresa sore ela mesma:

"O conceito da Sandice nasceu da idéia de aproximar pais e filhos através de entretenimento de qualidade. O objetivo é oferecer uma experiência única e enriquecedora para cada visitante.
O nome, que tem sinônimo de loucura, representa o espírito não-ortodoxo que a loja apresenta. O espaço conta com papelaria, livraria, revistaria, Casa do Pão de Queijo, espaço zen, espaço kids e o espaço criativo Art in Box, que incentiva pequenos empresários e artistas a exporem e venderem suas criações de uma maneira única. Com isso os visitantes da Sandice ganham produtos inovadores e decorações inusitadas com constantes renovações.
A Sandice também conta com eventos em diferentes áreas, que têm como objetivo principal o incentivo a cultura e as artes. Periodicamente são oferecidas oficinas experimentais de scrapbooking, artesanato, oficina de pintura, palestras, tarde de leitura, etc. E para aqueles que quiserem estender a experiência e ingressar num curso mais aprofundado sobre os assuntos apresentados na loja, é só procurar o espaço Educacional Sandice, com aulas para crianças e adultos de segunda a sexta-feira.
Venha conhecer esse espaço diferente e ajudar a promover as artes e a cultura juntos às famílias."

Vamos lá, o significado do nome Sandice vocês entenderam, entretanto, quero dar uma visão minha, através do Posicionamento que a Marca/Empresa tomou e o do seu por que.


1) Vivemos em um mundo, São Paulo, do qual a vida de todos pode ser conturbada, crianças de classe alta ficam muito tempo no colégio, pais desta classe social trabalham muito, há, também, a possibilidade do: ou não, porém, vamos trabalhar com a do sim.

2) Tolice, seria você perder bons momentos de entretenimento.

3)Idiotice, seria você viver trancafiado dentro de casa em um bairro lindo como o de Moema e não aproveitar o que lá existe para te oferecer.

4)Parvoice, muito complicado essa palavra, porém, a Sandice nasceu para ser aquele cantinho amistoso, aconchegante, no qual você pode ir se sentar, pedir um café e um pão de queijo, poder ler com tranquilidade e, ainda, se atualizar com revistas, livros e saber o que seus vizinhos estão criando e oferecendo para você.

5) Sandice é você não ir para a SANDICE, convenhamos.

Ok, temos uma leve explicação do por que dessa sacada de nome, entretanto, há outros motivos pela escolha desse nome, mais uma vez: em minha concepção, o bairro Moema é um bairro de classe, onde só mora quem pode, e há aqueles que gostariam de morar lá; há casas, apartamentos, flats e etc, ambos caros e que não são para qualquer um.

A partir dessa linha, temos, digamos, uma porcentagem da "elite" assalariada morando por essa região de São Paulo, ou seja, eles estudaram, devem fazer palavras cruzadas, possuindo familiariedade com o vocabulário brasileiro por lerem, terem acesso a um melhor ensino, enfim, é para eles, da forma que eles necessitam, através do nome, através do espaço interno (arquitetura de interiores/decoração), dos cooperadores e da sacada de possuir uma casa do Pão De Queijo dentro do estabelecimento comercial.

Isso que é lindo, essa questão de Branding, nome, logotipo, identidade visual, espaço interno, associações de marca x cliente e muito mais, está presente, em minha opinião, foi um dos melhores nomes criados para pequenas empresas, agora que procurei analisar o que é a SANDICE.

Ok, sabemos agora o que é a SANDICE e seu significado, vamos outra visão da minha pessoa:

Produtos/Serviços:

1) Art In Box:
"O espaço leva esse nome, pois artistas ou empreendedores poderão expor suas criações em caixas de vários tamanhos e elas funcionarão como mini-lojas. Os visitantes da Sandice poderão apreciar os produtos e também comprá-los.
Haverá desde artesanato manual até softwares. A idéia do espaço é que ele se renove constantemente de acordo com o interesse do público. Os produtos mais procurados renovam sua permanência e aqueles com menor procura dão espaço a outros."

Esse espaço, concedido pela SANDICE, remete ao que falei de aproximar familía, você com você mesmo, você com sua vizinhança, os lotes possuem diversos tamanhos, mas o pensamento estratégico está em: alugar esse espaço, atrair clientes potenciais e fiéis e ser um local de constante renovação para seus clientes que procuram agrados para amigos, familía, namorados (as), colegas, chefes, tudo, há muito o que se explorar, imagina?


2)Casa do Pão de Queijo

Será que a Casa do Pão de Queijo está em parceria junto ao estabelecimento, ou eles alugaram o espaço para estar presentes junto aos clientes da Sandice ou a sandice comprou a patente?

Não importa muito, em todos esses três casos, foi um ótimo investimento, em relação a credibilidade do pão de queijo que acarretará de forma positiva para a SANDICE e por ser totalmente crível ao tipo de estabelecimento, ententam assim:

"Pais: Filhos vamos na roda de leitura que acontece na Sandice, aproveitamos e tomamos um café da manhã/tarde, mais uns pãezinhos de queijo?"
Filhos: Meu pai meu herói"

Pronto, acabou, é simples assim.

E se você morar na região, você pode ligar para a SANDICE e pedir para que entreguem em sua residência, o que tiver no cardápio da Casa do Pão de Queijo, lindo!


OBS: Que tal nas mesas possuirem o desenho do tabuleiro de Xadrez, Dama e outras mesas o de gamão, pois há uma casa do Pão de Queijo, devendo haver muitos senhores (as) de idade na região e esses podem ser futuros clientes potenciais do seguimento de café, além de que isso seria um incentivo a um local de ponto de encontro, ao estilo de praças dos USA, onde gera demanda por produtos.

3)Digital Print:

"Depois de 37 anos à frente da ARTCOPY, a família Mello inova e inaugura a "Sandice - Digital Print". Uma empresa mais moderna, com foco no cliente, e que ainda mantém a tradição de quem foi pioneiro em São Paulo.
Impressão Digital - Ideal para pequenas e médias tiragens, permite impressão Just-in-time, eliminando necessidade de estoques.
•Cópias - Não importa o tamanho do seu original. Copiamos ou escaneamos até A0.
•Plotagem - Imprimimos com tecnologia de ultima geração colorido ou P/B com •qualidade incomparável."

Em outras palavras, a SANDICE, usou seu nome já atual, para reforçar sua credibilidade junto a um novo seguimento: DIGITAL PRINT, pois, convenhamos, 37 anos de existência, não é para qualquer um.

Eu acredito, que esse nova marca da SANDICE, crescerá muito, pois, há a possibilidade de virar uma gráfica de credibilidade e por estar em um ponto de facíl acesso a Vila Olímpia, Pinheiros e por estar em Moema, onde, pelo que sei, é um dois maiores polos de concentração de Agências Publicitárias.
____________________________________________________________________________________

Obrigado pela oportunidade Todor Pedrasolli de Mello.

Para quem gostou da "reportagem", visitem a SANDICE, ela está localizada na Av. Jandira, número 452 em moema.



Fonte das Fotos: http://kids.fashionbubbles.com/lazer/sandice-uma-loucura-de-loja-com-dicas-de-presentes-para-toda-a-familia/

quinta-feira, 22 de julho de 2010

NorWill Comunica: White Collar

Olá para todos,

Hoje venho falar de um seriado que começei a ver ontem e terminei hoje, sim, isso é falta do que fazer, porém, ganhei muito meu tempo e cada vez mais vejo que o mundo da Comunicação é cada vez mais belo, presente e que necessita ser mais estpontâneo.

Bom, uma sinopse de White Collar:

Um falsificador jovem e formoso foi preso, porém, para chegar perto de sua ex-namorada, foge da prisão e é pego pelo mesmo agente que o prendeu. Então que ele vê uma oportunidade de sair da prisão e exercer o que faz de melhor, entender sobre roubos de arte, então que uma relação duradoura começa entre o agente do FBI e o ex-presidiário. Uma história com drama e muito humor.

Espero que gostem.

Ok, vamos para a ánalise crítica e com embasamento:

Os jogos de cenas, são excelentes, ótima qualidade da imagem e com leves toques sutis de quem sabe interpretar uma cena, passando para a telinha sentidos que os espectadores entenderá sem que haja locuções.

Vemos muito isso em propagandas de tv, quando vemos, nos levando a seguinte proposta: O uso de câmeras profissionais, produtores, pós-produção, pré-produção e diretores são os mesmos de seriados e filmes.

Isso nos leva a qualidade que a propaganda para tv possui e a alta verba investida para que haja um trabalho tão excepcional quanto nos seriados e filmes para a propaganda em TV, para que seja tão memorável quanto.

Mesmo as publicidades feitas dentro desse seriado de um carro da Ford do qual o Agente dirige, mostrando, na época, o GPS, retrovisores com sensores e etc, imagina o quanto não se gastou para colocar uma propaganda da Ford nesse seriado e o quanto não deve ter atingido de espectadores de classe alta? Não sei, para mim o seriado é para jovens, talvez o uso de GPS e Sensores nos retrovisores, dando mais lógica nesse ponto.

Por cima, pensem.

terça-feira, 13 de julho de 2010

NorWill Comunica: "Trust Me"

Boa tarde pra todo mundo. Bom, hoje vou falar de um novo seriado que estou vendo, sutilmente, e dar meu ponto de vista, para quem gostar de Publicidade e Propaganda e Marketing, deveria dar uma olhada também.

Esse seriado leva o nome de "Trust Me", quer dizer "Acredite em mim", o que nos leva a seguinte questão: Publicidade é a Força de Vendas.

A Força de Venda, seriam todos aqueles profissionais que ligam para a maioria das residências vendendo ou cobrando, aqueles que vendem automóveis, casas e etc, que vendem produtos e serviços personalizados, ou seja, a área de Publicidade e Propaganda, vende serviços personalizados: peças, campanhas, espaços (lidamcomesses).

Porém, uma verdade sobre a área é a seguinte: o produto de uma agência é a sua criação, ou seja, o (s) criador(es)que serão os melhores remunerados, dependendo somente de quem é o que comanda a agência, dai pode mudar, todavia, o que quero dizer é que a Criação é quem vai lidar com tudo é o que faz acontecer, por que é isso que a Agência vende.

Então, trabalhar em uma agência é saber vender, tanto para o cliente, tanto para os veículos (Record,Globo,youtube,etc). Essa força de vendas tem que entender de diversas áreas, dentre as quais, acredito que uma é a essencial:

- Comportamento!

Comportamento entra em diversas questões da existência humana, mas serei prático aqui. Quero dizer que deve-se enteder das relações de Patrão X Empregado, Pessoas Normais X Pessoas Normais e o que você puder imaginar, por que, é necessário se vender um produto final que esteja focado com a personalidade da pessoa e com seu modo de viver a vida.

Tanto isso é verdade que se você, independentemente de quem seja, pare e pense, como você trata seu melhor amigo e a sua mãe? Ou até mesmo, sua mãe para com um pintor que irá pintar sua casa?

Nesse último caso, até diria que você o trataria melhor, por ser questão de um à cinco dias, pois você está investindo dinheiro em uma pessoa indicada ou contratada que você quer que faça um bom trabalho.

"Acredite em mim", essa é questão que vende, mesmo nos dias de hoje, a Coca-Cola, só vende por que acreditam no sabor dela e no prazer de bebe-la, a Bayer é bom, por que ela conquistou seus clientes e eles acreditam neles, se você contratar um pedreiro/pintor ou o que for pela segunda vez, é por que você acredita nele.

Interessante, não? Publicidade e Propaganda é a alma do negócio por que nós acreditamos que assim é. Porque, através dela que se aumenta a probabilidade de se vender mais, mater uma imagem ou reformular, ou para o fim que for seu uso, basta apenas acreditar na ideia de quem a está vendendo para você e acreditar após que irá vender e acreditar que as pessoas acreditarão no que está sendo proposto por elas através da Propaganda, acreditou em mim?

Att,

William Norton .

terça-feira, 29 de junho de 2010

NorWill Comunica: É tão Simples Assim?

Presupomos, então, que sim.

          Bom, hoje estou motivado a escrever aqui no Blog, por causa de um seminário que fui ver: "A importância da Propaganda no desenvolvimento econômico do Brasil: liberdade e Futuro"

           A mesa era composta por:

          • Ruy Martins Alternfelder Silva, Presidente do Conselho de Administração CIEE
            
Ele fala muito bem, um homem de princípios, aparentemente, ainda mais do qual escreveu um artigo com o seguinte Titulo: " A faxina inadiável ", que trata de um tema muito polêmico em nosso País, a política.

Também, possui um programa na TV, ético.





            • Alex Periscinoto, Presidente emitário do CIEE, fundador da ALMAP, Artista Plástico e Escritor.

Este homem, trouxe o conceito de Dupla de Criação para o Brasil, após ir aos USA à negócios e adorou a ideia, deu certo, parabéns.

Porém, ele ficou doente hoje e não compareceu.

E dele, não existe cometário ruim, parabéns.





             • Luiz Lara, Presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), fundou a Lew'Lara e recebeu diversos Prêmios de Excelência Profissional.
 
Ele comentou sobre a Propaganda nos dias de hoje, dizendo que, atualmente, "Vivemos na era da Experiência" e quando compramos é por que "Gostamos, Conhecemos e Confiamos nas Marcas" e, ainda mais, "Consideramos Marcas Como Pessoas" e que as Classes " D e C Estão Comprando, Por Causa da Propaganda"

Uma questão-piada, muito interessante que ele comentou para quem está lá, seria a seguinte:


"Moisés, ao fugir do Egito com seus diversos seguidores, chegou ao mar e lá não sabia o que fazer, uma que estavam chegando os egipcios, armados e com muita raiva, então, ele chamou seus três comandantes.

Moisés: - Comandante de Engenharia, o que nós faremos para podermos atravessar?
Comandante de Engenharia: - Moisés, teriamos de construir uma ponte, porém, como Deus não nos avisou antes sobre nossa fuga, não temos a mínima chance de construí-la agora, não há o que fazer.

Moisés: - Comandante de Guerrilha, o que nós iremos fazer?

Comandante de Guerrilha: Não há nada o que fazer, a não ser morrer lutando, onde se lutarmos, poderiamos matar cerca de 10% do exército egipcio, resultando em, praticamente, 40% de mortos do nosso lado, acarretando, novamente, em nossa escravidão.

Moisés ficou desiludido consigo mesmo, ficando até desperançoso com Deus, até que chamou o Comandante de Comunicação e lhe fez a mesma pergunta, eis que ele respondeu:
 - Bom, o que temos a fazer é o seguinte: Vá até a frente do mar com toda a esperança que você tem em Deus, abra os abraços e peça para que ele também abra o mar, se der certo nós iremos atravessá-lo, e quando tivermos passado por ele, você irá fechar os braços, pedir para Deus também fechar o mar, dai matará os egipcios que estão nos perseguindo. Te garanto que se isso der certo, você ganhará um bom espaço na Biblía, te dou minha palavra."
           • Duda Mendonça, Presidente da Duda Propaganda.

Ele estava para confirmar sua participação e acabou não indo. Quem sabe não foi Melhor?









           • Doutor Edney Narchi, Vice-Presidente do CONAR (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) e membro da Comissão Nacional Permanente de Defesa do Consumidor.

Ele apresentou um institucional do Conar, com comentários de renomados profissionais, como Publicitários e profissionais de Marketing.









___________________________________________________________________________________

Sobre meu ponto de vista:

          O seminário, tem um tema que é muito interessante e desperta curiosidade em muitos, principalmente em mim, tanto que pesquisei quem eram os palestrantes.

                 Dessa pesquisa que fiz, descobri que o Doutor Edneu Narchi, Alex Periscinoto e Ruy Martins Alternfelder Silva são pessoas extremante éticas, dedicadas e surpreendentes, principalmente o Alex Periscinoto por ser da minha área.

               Ainda bem que sempre há pessoas com passados obscuros e que virou público, então, aprendemos com eles e seus jogos de cintura, tirando, é claro, que sempre bom proveito, não desmerecendo o trabalho de ninguém, por que o que esses profissionais fizeram de trabalho até hoje, praticamente ninguém fez, então entendam que o que falarei é apenas o que muitos fazem (masquenuncaháinformaçõessobre,porém,todomundosabe), e um ponto crítico de minha parte, mas com adimiração pelo trabalho excepcional que já fizeram.

                 Bom, vamos lá...

                 O tema proposto não foi cumprido, acabaram falando mais sobre ética na profissão, todavia, Luiz Lara possui pontos negativos nesse quesito, através da pesquisa (quemuitossabem,eunãosabia), tendo como fonte a Folha Online, diz que uma operação da Receita Federal e da Policía Federal prendeu nove diretores da Schincariol, por sonegação de impostos. O ponto está que a conta publicitária estava nas mãos de Luiz Lara, sendo que se foi gravado uma conversa entre ele e o Sr. Adriano Schincariol, nessa conversa entra a questão de "comprar matérias" para haver publicidade expontânea de marca sem que seja "pago", entenderam? Porém, na coversa Luiz Lara, afirma que a IstoéDinheiro, passava por dificuldades e que seria uma oportunidade investir.
                  Já o Sr. Duda Mendonça, foi envolvido com caixa dois do PT, na campanha de Lula, ou melhor, foi pago com esse dinheiro, muita especulação acabou ocorrendo e ele admitiu ter recebido esse dinheiro e que o PT deve-lhe dinheiro, ainda.

                 Como disse, o tema mudou para ética no Seminário, entretanto, todos podem falar desse assunto.
       Outra questão foi que Duda Mendonça não foi (euteodeio!queriatantoteouvirfalar,achoseutrabalhoshow), infelizmente, ele é uma mente brilhante para promover pessoas, acredito que ele teria falado coisas que jamais imaginei de como promover pessoas o que acarreta no mercado de trabalho a propaganda eleitoral e os políticos, porém, por que ele não foi? (respondam-me nos comentários)

                  A palestra de Luiz Lara, para minha pessoa, foi como se estivesse no primeiro semestre, conhecendo o que é Publicidade e Propaganda, não desmereço a palestra, muito menos a piada construtiva que ele fez, irei usá-la, só que pelo o que ele disse, me leva a crer que se realmente existe um programa que faz planejamento estratégico, ele deve ser útil.

                  Para finalizar, não houve abertura para perguntas, então, deixo para vocês, são elas:

1) Para ser Publicitário, tem que se vender?

2) Se você dis que compramos por que conhecemos, gostamos e confiamos, por que eu tenho uma marca de celular ZTE? (eleiriamedestruirpscológicamente) 

3) Toda propaganda é tendenciosa? Por que se pensarmos, o governo faz propaganda do Fome Zero, que tudo está indo bem, agora, por que não fazem quando descobrem corrupção? Mas esse é só um caso, também deve haver de outros, existe e é, pelo menos, um pouco tendenciosa? 

 Att,

William Norton .

domingo, 23 de maio de 2010

NorWill Comunica: Expo Money

Olá,

             Venho aqui pro Blog trazer mais uma informação útil e de formação profissional ou até de reciclagem profissional, que como o título fala é sobre o Expo Money.

            Além de você receber canetas personalizadas, pastas, comida de graça (O.o sim, tem pessoas que só vão pra isso) e muitas outras coisas, você aprende, mesmo para mim que tenho uma formação de Publicidade e Propaganda, entrando diversas áreas da Comunicação Social e Marketing, vou aprender de números, por que está muito dificíl entrar na minha área (mesmocommeucurrículo), então, vamos para a Administração e essas áreas super-legais, não é mesmo? 

             Bom, a definição que a Expo Money dá dela mesmo seria assim, em minhas palavras:
"É um circuito de eventos que acontece pelas grandes metrópolis brasileiras, que tem por objetivo oferecer educação, conscientização e aplicabilidade para afins e entendidos de investimentos e negócios, tudo isso gratuito."

          Bem legal não é? Mas, voltando, eles existe à 7 anos, tendo começado em 2003 (vaiquealguémlêsobreissodaquiaumanooumais?), onde surgiu? São Paulo, o que mostra que essa cidade está investindo cada vez mais em capital de intelecto. Bom, mas agora temos versões da Expo Moneu em: Ribeirão Preto, Curitiba, Fortaleza, Salvador, Recife, Florianópolis, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A expecitativa, nas palavras deles: é quase cerca de 80 mil pessoas que participarão nesse ano de 2010..

          Totalizando um nº de doze cidades, muita informação, conhecimento e material de primeira para diversos profissionais ecuriosos como eu, aproveitem também, nem que seja para como eu disse, ir receber brindes, por que, mesmo assim você aprende.

          Voltando, não pensem que é só palestras, não é mesmo, existem expositores de empresas, corretores da bolsa de valores, Bolsas, empresas de capital aberto, agentes do setor e associações, tudo para demonstrar com melhor embasamento sobre o mercado de investimento e eventuais oportunidades que você possa ver.

         Outra coisa interessante é a capacidade de negócios dos que estão por trás do Expo Money, conseguiram trazer expositores, gerando: lucro para a Expo Money e credibilidade para com o evento; também se demonstra muito astuto e de certa forma, mais interessante por venderem algo: Uma coleção de livros didáticos que ensina como educar os filhos sobre o tema dinheiro, finanças e investimentos para alcaçar a indepêndencia financeira. Além de possuir certas serviços/produtos que auxiliam no planejamento financeiro pessoal e que contribuam para o aprimoramento profissional para deixá-lo o mais próximo do mercado financeiro, se assim "você" quiser.


           Bom, acredito que seja tudo isso que posso falar da Expo Money, aproveitem, por que tem muitas palestras excepcionais, expositores e brindes!


           O site é:      http://www.expomoney.com.br/2010/ 

           Aqui em São Paulo, acontecerá de 23 a 25 de Setembro de 2010, mais uma vez, NÃO PERCAM, POR NADA.


 Att,

William Norton .

terça-feira, 18 de maio de 2010

NorWill Comunica: Minha Falta de Tempo

Estou sem tempo de postar aqui e até de fazer meus projetos paralelos.

Espero poder ter mais tempo para postar informações e dados relevantes para todo mundo e, até, para treinar mais.

Sugestões:

1) Falar sobre RH/Recrutamento

2) Dos locais onde entrego CV e o por que.

3) Sobre um livro que estou lendo e dos livros que li.

4) Postar meu CV no blog.(20/maio/2010)

Não me esquecer.

Acho que não esqueço agora.

Ok. 

Att,

William Norton .

NorWill Comunica: ENTREVISTA LOCAL IMÓVEIS

 Olá a quem ler,

Bom, gostaria de falar sobre a entrevista que fiz na LOCAL IMÓVEIS, então, vamos ao que interessa.

Antes de tudo, seria para trabalhar no Marketing desta empresa que é uma imobiliária, então procurei saber o que faz uma imobiliária, para você o que faz uma imobiliária?

R: Vende imóveis.

Acertou... 1/7.

Uma imobiliária tem por finalidade vender imóveis ou alocar imóveis, mas ela tem outras finalidades, dependendo de seu porte, sendo assim, vamos falar de uma imobiliária que seja de grande porte, então você terá uma melhor visão, assim como eu, claro.

1) Dono (s) - irão gerir seu negócio

2) Corretores - Sua função é, primeiramente, ser registrado no Creci (algunsnãosãoetrabalhamtãobemquanto,oumelhor), para que ele tenha maior conhecimento sobre sua área e etc; deve vender ou alugar imóveis de pequeno à grande porte para pessoas, empresas, ongs e até mesmo para o governo.
    O CRECI (http://www.crecisp.gov.br), TAMBÉM FALA:
"A fim de bem desempenhar sua profissão, deve o corretor de imóveis adotar alguns procedimentos, dentre os quais:
1) manter-se atualizado com relação ao perfil do mercado imobiliário;
2) reunir informações detalhadas sobre aquisição, venda, locação, avaliação, preço, financiamentos etc.;
3) firmar contrato relativo a sua prestação de serviço;
4) combinar preço e condições da transação;
5) examinar a documentação do imóvel, dando ciência a inquilinos e/ou compradores;
6) agendar visitas ao imóvel, mostrando-o ao cliente;
7) orientar todo cliente que queria investir em imóveis."
3) Administração de Imóveis - Caso haja um cliente que goste de investir em compras de imóveis ou que já os tenha, este pode fazer um contrato junto a imobiliária para que ela fique incubida da administração de seus imóveis.
    Também, podendo realizar tais atividades: "Vistoria detalhada do imóvel e avaliação;Divulgação através de anúncios individuais em jornais, Internet e vitrine; Análise cadastral rápida e segura; Opção de recebimento em qualquer banco; Recolhimento de Imposto de Renda, IPTU e condomínio do proprietário; Garantia de 3 meses do aluguel (talvez); Estudar propostas; Aceitar seguro fiança, fiadores locais e analisamos fiadores do interior e outros estados; Análise cadastral rápida, personalizada e segura; Ampla variedade de imóveis residenciais e comerciais; Planejamento financeiro.Gerenciamento estratégico com estudos para redução de custos; Apresentação mensal dos balancetes; Assessoramento na terceirização de empresas; Seleção e recrutamento de funcionários; Cálculo e pagamento de encargos sociais; Manutenção predial, incluindo atendimento de emergência; Busca e entrega de documentos (Fonte: http://www.admcerta.com.br/empresa/default.asp)
 
4) Jurídico - Para se comprar um imóvel entra algumas tarefas inerentes a essa área, tais como: "oferece todo o suporte jurídico necessário às transações e incorporações imobiliárias, exemplificativamente: para confecção de minutas de contratos, escrituras, assessoria preventiva na compra e venda de imóveis com a análise de documentos e da situação jurídica dos vendedores e dos imóveis, regularização de imóveis, registros de Incorporações Imobiliárias, individualizações de imóveis, unificações de terrenos, averbações de construções, inclusive junto à Prefeitura Municipal, procedimentos administrativos como obtenção de certidões, retificações, registros e averbações em matrículas, negociação de débitos, usufruto, etc. Além de procedimentos judiciais como: Ação de Adjudicação Compulsória, Ação de Usucapião, Inventários, Sobrepartilhas em Inventários, Separações, Divórcios com as respectivas Partilhas e todos os demais processos pertinentes ao direito imobiliário e registral, cobranças de dívidas" (http://www.acmsadvogados.com.br/)

5) Pós Vendas/Atendimento ao Cliente - Como sabemos, existe a (o) famosa (o) recipcionista, este é o porta voz da imobiária, atende as ligações de clientes e prospects (pessoascompotencialdecompra), eles tem o primeiro contato com o cliente, podendo fazer um pré-relatório do perfil do mesmo e repassar essas informações para os corretores e para as áreas envolvidas, este deve atuar, também, no pós-vendas, aqui eu afirmo que deve ocorrer de duas formas: 1) Após a compra do imóvel, para saber se houve algum problema entre as relações ClienteXCorretor, ClienteXProcessos, ClienteXCliente (seelenãofoioproblema).

6) Marketing - Algumas empresas estão usando dessa área para melhorar sua excelência na prestação de serviços da empresa, mas muitas ainda não sabem muito bem direcionar as tarefas de marketing para esse seguimento, pelo que observo.
     Bom, o departamento de Marketing desse ramo de negócios, deve entender o perfil do cliente que está sendo atendido pela imobiliária da qual ele trabalha, entendê-lo seria: saber exatamente tudo sobre cada tipo de cliente, sendo ele de qualquer classe social; formas de financiamente; sobre setores que intermediação a compra/aluguel/administração; Perfil de seus corretores; Perfil da empresa; Seguimentar o ramo de atuação se for o caso; Abordagem diferenciada; Relatórios de cada Cliente; Análise de seus Cliente; Saber fazer acontecer marketing boca-a-boca favorável da empresa (indicações); Realizar estudos minuciosos sobre o Brasil, afim de se precaver e/ou haver novas possibilidades futuras.

7)  RH - De acordo com a A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), a área de Recursos Humanos tem por finalidade desenvolver pessoas e organizações. Já não preciso dizer muito mais e como todos sabem, esses devem ou deveriam de colocar no mercado de trabalho.

8) Deve Haver, caso exista, adicionarei e postarei no Twitter.


__________________________________________________________________________________

 Ok, sabemos o que é uma imobiliária e também sabemos que ela nos oferece um serviço de qualidade, por assim dizer (eu,senãosoubessemelhorsobreisso,comprariaporfora), agora que tal se entendermos um pouco sobre o setor imobiliário?

De qualquer forma vou falar mesmo, se quiserem pular e saber como fui na entrevista, não fiquem a vontade de pular essa parte, leiam!


O setor imobiliário gera por ano, em torno, cerca de R$ 63 bilhões de dólares, tendo um crescimento de 14,7%, que de acordo com o Secovi-SP (Maior Sindicato do Setor Imobiliário da América Latina www.secovi.com.br) será promissor para 2010 e deve crescer até 10%.

Legal saber isso, mas não gosto de coisas legais, gosto das partes ruins, então:

Cerca de 47% das pessoas desistem na hora da compra, por fata de estrutura da imobiliária ou por mau atendimento, que repercurte na manutenção da imobiliária, nas ferramentas da gestão, no suporte dado ao cliente, medo por falta de credibilidade (Marca->Marketing->Uso de Publicidade permitida na ética), esses são os principais motivos.

Outro ponto importante é que uma grande parcela de clientes não gostam dos corretores de imóveis (naverdadeodeiam), pelo motivo de não terem material apto para o cliente e acabarem mostrando materiais exaustivamente para os clientes, que em nada tem interesse e que está fora do padrão passado para o mesmo.

Existe uma empresa internacional, chamada RE/MAX, que entrou no setor brasileiro (mercadopromissor,lembra?), ela tem algumas posições relevantes, dentre elas: transpassar clientes, aqui, se uma imobiliária não tiver o produto, eles terão e usufruem de um banco de dados com todos os dados dos clientes, TODOS OS DADOS DO CLIENTE! Compartilha informações para um melhor andamento do mercado para lucratividade própria e do outro (parceria), comissionando a todos que auxiliam no processo.

Digo mais uma novidade: Esse mercado apresenta traços sazonais, agora me compliquei... Mas vou tentar explicar.

     • O lançamento de imóveis residenciais em janeiro de 2008 e 2009, apresentam poucos lançamentos e bastantes lançamentos em agosto de 2008 e 2009.
     • E a comercialização de imóveis recidenciais novos, apresentam baixa em janeiro de 2008 e 2009 e alta em maio de 2008 e 2009.
     • E as vendas por unidade tem baixo índice em janeiro de 2008 e 2009 e alto índice em maio de 2008 e 2009.

 Outro dado muito importante é que em 2009, 25% das vendas foram comerciais e o restante, residenciais, o que nos mostra que houve maior demanda por imóveis comerciais, onde em 2008 foram requisitados apenas 16%.

 Ok pessoal, isso é o que tenho para falar do setor imobiliário de uma forma macro e micro, espero que tenham gostado.

__________________________________________________________________________________

Sobre a Local Imóveis agora, como foi minha entrevista....

Primeiramente, só consegui essa entrevista por que fui ao sindicato dos publicitários de São Paulo que me passaram uma lista de agências de Publicidade com seus respectivos telefones, um deles estava errado e caiu a ligação na Local Imóveis, e me pediram um currículo.

 A priemira entrevista foi com a Beatriz Ma. Bohrer, psicóloga e, atualmente trabalha no RH da Local Imóveis, também já trabalhou com pesquisa, e fui aprovado para a segunda fase.

Na segunda fase foi com o Diretor de Marketing da Local Imóveis, esqueci o nome dele, mas depois eu colocarei, a oportunidade consistia em atualizar o Blog, Twitter, FaceBook e o Orkut da empresa, trazendo informações pertinentes para os próprios colaboradores, clientes e para a concorrência, ou seja, seria para analisar o que a SECOVI traz de novo e transpassá-lo com nosso ponto de vista para esses meios de comunicação.

Muito interessante essa ideia, uma que trará maior entendimento para os colaboradores e para o Marketing da Local Imóveis, acarretando na possibilidade de se investir em novos projetos, tais como: Parcerias entre Sites de diversos setores, desde que sejam relevantes (oquenãoestásendousadoatéagora,mesmotendofaladosobreisso).

Ficou um clima meio estranho a entrevista por que ele me perguntou o que faria se fosse um cliente que está atrás de imóveis, respondi que fecharia por fora, pois você acaba pagando menos e é possível que você faça um bom negócio, se fosse um cliente normal ou com entendimento da área, o que é o que muitos fazem, não é mesmo?

Mas, calma pessoal, meu pai é corretor e eu sei o que acontece por ai, é bem isso mesmo, eu entendo o que se passa no mercado pelas conversas informais com meu pai, ou seja, eu seria esse tipo de cliente, mas meu ponto foi em saber que eu seria esse tipo de cliente e que saberia fazer eventuais ações de marketing para fidelizá-lo, eu expliquei isso.

No final das contas, não passei na entrevista; eles publicam no blog deles, não há postagem nenhuma de clientes, MUITO MENOS DOS COLABORADORES; existem apenas 63 pessoas na comunidade do orkut deles, a maioria deve ser os próprios colaboradores e quase nada de postagens lá; 36 amigos no FaceBook; 132 pessoas que os seguem no twitter e 86 seguidores, a maioria são jovens O.o.

Outra coisa, acho também muito relevante, na avenida onde a Local Imóveis está, existem algumas outras imobiliárias, com placas em algumas casas na avenida e nenhuma deles, o que tira visibilidade da marca, apesar de ter dois escritórios na mesma. E mais uma, eles apoiaram um evento de arte em umas das ruas paralelas que descobri entregando currículo após a entrevista, não tem nada no blog falando disso e aposto que não usaram isso como no imposto de renda.
________________________________________________________________________________

Não foi aquele dia, mas um dia será!

Att,

William Norton .
 

segunda-feira, 3 de maio de 2010

NorWill Comunica: Criatividade Reduz Despezas

 
 
 
 Através do entendimento dessa palestra, algo surgiu na minha cabeça:

"Como esses profissionais de Pesquisa&Desenvolvimento (P&D) não pensaram nisso?"

 
O.o'
 
 
 

Vamos ressaltar algumas coisas antes, que remetem ao erro dos dois engenheiros:

                           •Eles, por natureza, pensam de forma prática através da tecnologia.
                           •Não cabe a ele averiguar todos os dias a linha de produção.
                           •Sua capacidade está em criar maquinários.

Ou seja, eles não são 100% culpados (seéquenãoparaaempresa), também não há como serem 100% absolvidos desse crime, foram oito milhões de reais disperdiçados (mas,claro,provavelqueesseprojetofoiusadodepois), vocês saberiam dizer por que eles não conseguiram resolver o problema de uma melhor forma na época?

R: Por que eles não acompanham a linha de produção, por acharem que sabem de tudo e não o vivenciam; foram intimados a pensar de uma única forma, aceitaram; a maioria desses profissionais (tambémemoutrosramos) são por natureza focados em uma única coisa.
Bom, vamos transportar para outro exemplo o que ocorreu ai (quefazmuitotempo):
Muitos dos profissionais, atualmente, são focados a fazer tal determinada tarefa, alguns não criam novas soluções, pois sabem que tavez a roubarão e não receberam nada por isso, outros por querer receber pelo seu trabalho, continuando com o seu estilo de vida normal e inúmeros outros motivos que qualquer um deve saber.

Por isso que gosto de sempre saber um pouquinho disso e daquilo, onde, em algum momento, vai me gerar conhecimento e saber onde procurar a solução do problema, nunca sozinho, minha vocação nesse momento é procurar alicerces, em qualquer futura fase da minha vida, para poder usar de uma melhor forma os esforços da empresa ou seja lá o que for, não comentendo erros desse tipo, desnecessários.
Mas que errem muito, pois com seus erros eu aprenderei.

Att,

William Norton .






sexta-feira, 16 de abril de 2010

NorWill Comunica: O Objetivo de Planejar e Pensar Estratégicamente

Mais uma nova postagem aqui, não vou abandar esse blog, não mesmo, está muito bom escrever, mesmo que, seja para 5 ou 4, mas tenho uns planos de como trazer mais informações úteis para uma infinidade de pessoas, bom, vamos ao meu Tópico.

O objetivo de pensar e planejar estratégicamente, só se é concebido por uma pessoa, quando está começa a utilizá-la em sua vida.

O que estou falando é verdade, sim! Como você pode imaginar inúmeras ameaças e oportunidades no trabalho para sua empresa/marca, se não as consegue ver para si mesmo, mesmo estando a muitos anos no mercado.

Pensar e Planejar Estratégicaente é imaginar diversas realidades, das boas até as ruins, até mesmo, as péssimas, porém, para isso é muito importante que você procure fontes das quais você possa ter certeza, se achou uma, legal, parabéns, agora confira você pessoalmente, para ter 100% de certeza.

Entenderam realmente? Vou fazer mais uma explicação, mesmo estando tudo bem com sua vida/trabalho, você tem de pensar na pior das hipóteses, para estar preparado, segurar a barra que você, eventualmente, poderá passar, já tendo um ou mais planos de mudar a situação. Agora, tudo está indo bem, parabéns, mas não se acomode, NUNCA! Irá aparecer inúmeras oportunidades na sua vida/trabalho, basta a você analisá-las ou vê-las antes de acontecer, para que quando aconteça, Voilá!

Falei das oportunidades e ameaças, mas ainda tem mais, um pouco mais. Seriam a Fraqueza e a Força.

Fiz de propósito, deveria ter explicado primeiro essas duas e depois, as Ameaças e Oportunidades, entretanto, é melhor assim, acredite.

Antes de qualquer outra coisa, você tem que saber da fraqueza (s) e força (s) que você tem ou sua empresa, ou os dois juntos. Para trabalhar cada uma das duas juntas! JUNTAS! Por que se você só trabalhar a fraqueza, sua força naquela "coisa" irá cair o rendimento, ou seja, você tem que exigir mais de você, melhorando os dois ao mesmo tempo, dificíl, mas todo mundo consegue se tentar arduamente.

Esse é o primeiro passo, pois para admitir suas forças, todo mundo é bom, agora, para falar das fraquezas, e ai? Vocês sabem muito bem isso, todo mundo sabe, até eu odeio falar que tenho minhas fraquezas (falei), é algo que incomoda, ou se você fala, fala para um minímo de pessoas, que é o que deve ser feito, para uma empresa, tudo é sobre quatro paredes, só se esqueceram do chão, pra ter noção da realidade e do teto, para não quererem voar demais, mas esse é o certo para uma empresa, cada informação dela, vale muito mais que seu salário, até se for o salário do Diretor Geral. Se for uma pessoa, se abra com alguns amigos e com alguém que você ache ser a pessoa certa, aquela que tem um ponto forte, na sua fraqueza que você quer ser bom, fale como quem não quer nada ou peça uma opinião e tire o que puder, depois agradeça.

Então, acredito, humildemente, que esses são os pontos-chave para se planejar e pensar estratégicamente, pelo menos inicial.

Att,

William Norton .

terça-feira, 13 de abril de 2010

NorWill Comunica: Neste Exato Momento

Estava pensando em reformular meus objetivos, calma, calma, não estou falando da minha vida, só os objetivos do currículo, pois alguns me falaram que não tem direcionamento e afins.

Vou escolher três áreas aqui, entre elas estão Atendimento, Planejamento Estratégioco e Marketing.

Selecionadas, agora vou fazer um texto sobre cada uma dessas três áreas, dando minha explicação sobre e depois tentarei fazer uma síntese, se enquadrando ao meu objetivo do CV.




Mão a obra:


1) Atendimento:

O Agente de Atendimento da Agência desempenha dois papéis, entre eles: 

1) Representar o Cliente Dentro Da Agência. 

Exemplo Típico: A criação faz uma peça muito legal (paraeles), o atendimento olha e fica com uma feição de "QUÊ?", pois o atendimento passou um briefing, contendo as informações que deveriam ter na pessa e não foi assim o layout da peça. Ele terá de convencê-los que está errado e tentar fazer com que façam outro, por acaso, se não aceitarem, começará uma guerra de sorrisos e conversas com o alto escalão para ver se este aprova ou não o job.

2) Representar a Agência Para o Cliente:

Exemplo Típico: (usando o último exemplo para continuar a tese) Se por algum motivo o alto escalão da agência preferiu a peça da criação como está, acabou a discussão. Sabe o que o Atendimento irá fazer? Ele terá que entender o por que daquela peça feita pela criação e amá-la de paixão. Depois de feito isso, ele marcará uma entrevista com o cliente, podendo ir sozinho ou junto a equipe, ele apresentará tudo para o cliente, como se fosse o melhor para ele (mesmoeletendodiscordadoemprimeiroponto), estando muito bem informado sobre futuras críticas e etc. Ele será a defesa da Agência, o seu advogado.

 
Tá bom, falei sobre como ele deve ser, agora, irei tentar explicar o que ele faz ou deveria fazer, colocarei em tópicos:
1) Visitar o cliente
2) Após cada visita, fazer relatórios de como foi esta, relatando pontos importantes para o bom relacionamento futuro de agênciaXcliente.
3) Entender de Marketing, pois ele entenderá dos problemas de seu cliente, então deverá oferecer algo relevante a ele, através da agência, ou seja, ele também deve criar.
4)Entender de Criação, não que ele deva saber mecher com o Pacote Adobe, ele tem que saber como funciona, entender da teoria da Comunicação Visual, pois ele deve cobrar resultados.
5)Não apenas entender de Criação, mas sim, entender da sua agência, como um todo, pois ele sabe ou irá direcionar um campo primeiro ou conjunto para uma ação.
6)Saber de todas as áreas de Comunicação Social. Imaginem o seguinte: Uma agência pequena tem um cliente, e este quer fazer uma ação de promoção, a agência poderia se arriscar, mas é muito arriscado, pois ela não tem o know-how da área, então, o atendimento pode/deve conhecer algumas outras empresas para indicar ao seu cliente, não havendo chances de destruir a relação entre ambos e ter a chance de tentar interagir junto ao cliente com a PROMOÇÃO.
7) O bom atendimento deve saber de administração, pois ele também lidará com contas! Isso remete a verba publicitária empreendida do cliente dentro da agência, ele terá que saber como empregá-la da melhor forma, junto a Mídia, Produção e etc.
8) Tem que ser um vendedor, sério, disposto, amigo (melhor,umamãe), se vestir bem e coisas relacionadas ao perfil que a agência tem, para passar a sua credibilidade.

Objetivo para querer trabalhar/estagiar com Atendimento:
 Quero trabalhar/estagiar com Atendimento, pois, está muito próximo de todas as Diciplinas de Comunicação Social e Negócios, das quais me empenhei muito para conhecê-las, assim, terei a oportunidade de por em prática e aprender mais sobre elas, monstrando minha eficácia para a agência e para com o cliente.
______________________________________________________________________________________

2) Planejamento Estratégico:
Este deve responder tais perguntas: Onde, Como, Quando e Por quê; de forma detalhada.
  
O Planejamento consiste em um inserir ou até mesmo recolocar uma empresa/marca no mercado, para que isso realmente aconteça, ele deve entender muito de Posicionamento de Marca; Análises de Ambiente; STAKEHOLDERS, sabendo qual a imagem que quer passar para cada um deles; Comunicação Visual; Comunicação Social e Negócios, para que dá melhor forma, oferte um serviço genial para seus clientes.

Depois de ter certeza sobre todos esses conhecimentos, eu sei que ele deve fazer um relatório/manual de como a empresa/marca deve se portar perante cada um desses assuntos.

Ddeve lenvantar questões e respondê-las, também, analisá-las. Criar Planos de Estratégia parase obter participação de mercado e lembrança de Marca, devendo chegar muito próximo aos seus consumidores. 

Acredito que tenha haver com Relações Públicas, também, uma vez que essas estão fazendo esse trabalho também.

Não deve se ater somente a acertos, estes devem conhecer os futuros erros que podem acontecer, causados pelas futuras divergências que um mercado pode acarretar. 

Legal isso né? Você faz algo pensando dar certo e que pode dar errado, que tipo de profissional é esse?

A resposta para a pergunta é: Inspirado. Por que ele sabe dos futuros problemas que poderá acontecer, caso um Governo assuma o comando, podendo criar leis que inibam suas ações, então, deve criar uma outra plataforma para lidar com seu Planejamento Estratégico, caso isso ocorra, e qualquer outros assuntos que possam vir a abalar os negócios que a empresa/marca possa sofrer.

Dá para se falar muito mais a respeito dessa área, porém aqui é uma síntese, não muito aprofundada, porém que lhe faça pensar, assim como me fez pensar muito.

Objetivo para querer trabalhar/estagiar com Planejamento Estratégico:
 Quero trabalhar/estagiar com Planejamento Estratégico, por que, se faz necessário um profissional que queira oferecer um melhor serviço, não trazendo erros para uma empresa/marca, fazendo-me dedicar cada vez mais para o mundo dos negócios e de comunicação.
______________________________________________________________________________________

3) Marketing:  

Na minha concepção: Markting é vender mais e vender melhor (comodissemeuprofessorDixe,também,oqueeuacreditavaeacredito).

Vou tentar explicar essa minha afirmação e gostaria de levantar que acredito que um profissional de Maketing, para mim, é o TOP da Comunicação Social e dos Negócios. 

Dentre as atividades de Marketing encontramos os famosos 4Ps (Praça,Promoção,Produdo e Preço), que fazem o Mix De Marketing, para onde se deve encaminhar os esforços referentes a essa área/seguimento (faleideseguimento,pois,minhaprofessoraANAMARIA,avêdessaforma), gerando lucro, credibilidade para a marca, visibilidade e mais uma infinidade de outros quesitos.

Ou seja, este profissional tem que se importar com o ponto de venda, pois será ai que o consumidor terá o primeiro contato com o produto/serviço, devendo neste fazer ações de Comunicação Social para, assim, o tornar mais chamativo.

No pós-venda, para fazer com que os consumidores fiquem mais satisfeitos com o produto/serviço, do qual compraram, saciar as eventuais dúvidas que podem aparecer para o consumidor, criando uma relação entre Empresa/Marca X Consumidor, duradoura e de confiança. Podê-se fazer através de CRM (Customer Relationship Management), podendo acontecer de diversas maneiras, mas, para que vocês entandam, pode ser através de levantamento telêfonico dos consumidores que se cadastraram ou por Marketing de Relacionamento, ambos levantando dados muito importantes que irão ser informações muito úteis para o gerente de Marketing fazer novas ações ou, até mesmo, melhorá-las, se este souber como fazer.

Ele deve entender de Comunicação Social, pois, eventualmente, terá uma Agência de Publicidade, de Promoção, de Relações Públicas, de Relações Internacionais e etc, ou dentro de sua própria empresa, destinando verbas para onde deve-se encaminhar cada valor para cada uma delas, de forma relevante para se atingir seus fins.

Deve saber que para tomar uma decisão deve primeiramente constatar seus consumidores ou o público destinado de uma ação, através de Pesquisa de Mercado, para diminuir a porcentagem de erro de sua nova ação.
Tem que entender de seguimentação, pois vemos (ounão) muitos produtos entrarem no mercado e logo
desaparecem. E para fazer com que isso realmente aconteça, há inúmeras formas de se achar um novo seguimento ou um nicho, que venha a trazer novos lucros para a empresa.
Entender que Psicologia também está presente em uma Marca.

Saber que a Análise SWOT (forças,fraquezas,oportunidadeseameaças) é uma ferramente muito importante para se inserir uma nova marca, ou fazer com que uma marca continue a existir.

Que este deve entender do Ciclo de Vida do Produto, tomanda as devidas precauções em cada fase que a marca se encontra.

E saber que aquele grupo que consome pouco, muito pouco, pode querer dizer que é até 30% de seu faturamento, devendo fazer com que ele realmente compre a marca ou que continue a ser um cliente desse modo sem o perdê-lo, realmente, para a concorrência.

E de tudo citado nos levantamentos que fiz de Atendimento e Planejamento Estratégico, este profissional de Marketing também deve fazer e ser.

Objetivo para querer trabalhar/estagiar com Marketing:
 Quero trabalhar/estagiar com Marketig, pois, realmente, abrenge todas as áreas/seguimemtos de Negócios e Comunicação, sendo assim, com o tempo, sempre consiguirei evoluir profissionalmente junto a empresa, por necessitar cada vez mais de um profissional qualificado para exercer domínio dos ramos que o Marketing coordena.e faz acontecer.
______________________________________________________________________________________

Esse texto me custou um bom tempo, sendo útil até para mim e, espero, que para vocês também.

Att,


William Norton .


domingo, 11 de abril de 2010

NorWill Comunica: Em relação a Comunicação Social e Negócios, eu quero...

TUDO

Desculpe, mas é a pura verdade.

Sei que falta direcionamento para uma área em específico, porém, é isso que eu quero.

Já imaginei todas as coisas das quais posso trabalhar, entre elas estariam: Pesquisa de Mercado, Criação, Redação, Atendimento, Mídia, Planejamento Estratégico, Prospcção, Branding, Marketing, Fotografia, Produção, Consultoria, Relações Públicas, Relações Internacionais, Jornalismo e mais uma porrada de outros que me falta a boa vontade de escrever aqui.

Agora, se eu realmente quero tudo isso, seria para quê?
Simpes, para ser um Diretor Geral de uma empresa.

Vocês acham que estou brincando, não estou não. O que vocês acham que um Diretor Geral (chairman) faz ou deveria?

Se vocês não sabem, vou tentar colocar esta questão na minha concepção (possoestarerrado,então,pesquisemtambém)..
Este por sua vez deve entender de econima, pelo simples motivo de existir demanda e oferta , saber analisar dados, para formular preços, saber negociar, lidar com seu orçamento e relacionados.

Tabém deve entender de todas as áreas, porém, o que acontece é que muitos desses não entendem, falando de empresas de pequeno e médio porte. Voltando, saber de todas as áreas é saber dirigir um negócio, imaginem que atualmente há muita informação, realmente tem muita informação, é praticamete inacessível para uma pessoa lidar com tudo isso, existem novas tendências, atualizações do que for, novas tecnologias aparecendo, relações de um seguimento que só o gestor desse pode ter, por que só é aprendido com o tempo e a alta especialização que em todos os ramos deve ter. 

Me compliquei agora, não é? Me contradisse afirmando que não dá para saber de tudo, assim como disse que um Diretor Geral tem que saber de tudo, e agora?

E agora... Eu explico. Esse Doutor tem e deve saber, no mínimo, sobre essas questões no nível intermediário, para que assim ele possa se esforçar para encaminhar sua empresa para um futuro melhor, mas se ele pensar assim, está errado!

Ele deve encaminhar sua MARCA, a marca é o nome, termo, símbolo ou o uso de um personagem ou mesmo o conjunto desses em um só. E digo mais, fugindo dessa explicação da Associação de Marketing dos USA, uma Marca são, também, seus colaboradores que são a imagem da mesma, seus consumidores, pois são sua identidade, seus STAKEHOLDERS, esse termo se refere à todos envolvidos a uma empresa/marca, desde a comunidade perto da fábrica até o governo. A marca é a algo acima da empresa, um termo muito bom para se sobrepor ao nome empresa.

Ou seja, sua marca necessita de um direcionamento trivial para Relações Públicas, dependendo para Relações Internacionais, Marketing, Publicidade, Promoção, Inteligência de Mercado, Pesquisa de Mercado, tudo isso para se tornar mais relevante na tomada de decisão, pois algumas dessas áreas merecem vir primeiro que outras, dependendo do caso, e como depende do caso, este deve saber qual vem em primeiro lugar para sua Marca, no X momento que sua Marca passa e que precisa de alguma dessas.

Contudo, se a marca tiver capacidade para poder contratar serviços de todos os seguimentos, esta deve, porém, agora se é necessário saber o seguinte: qual dessas merece maior investimento e o por que.

Alguns falam, essas coisas:
"Eu sei que metade da minha verba publicitária é mal gasta, só não sei qual"
►Ele quis dizer que não sabe Gerir uma empresa e muito menos sobre ROI (retorno sobre investimento), falgou amigo.

"Cansei de fazer propaganda, vou investir esse dinheiro em promoção para o cliente"
►Ele quis dizer que a agência de publicidade era ruim, logo pensou em subornar seus clientes.

Existe mais uma infinidade de frases que Diretores Gerais falam, todas extremamente humilhantes para eles, pois admitiram ter errado, (dado interessante, que é de 20 a 10 anos atrás, um terço das ações que empresas fazem dão certo) agora, vão direcionar para outro lado os recursos disperdiçados, será que vai dar errado? Talvez sim, talvez não, depende dos casos.

Acredito que o que escolhi para mim, Publicidade e Propaganda, tinha tudo haver comigo, pois sou crítico por natureza, tendo o que se precisa para ser um Diretor Geral, Gerente, ou o que seja, pois saberei encaminhar a verba para um bom caminho, pensando nas alternativas e me usufruindo de todas as áreas para ter maior certeza de que não será em vão.

Esse será meu futuro, ou não, podendo ser um futuro Consultor de Marca.

Espero ter explicado algumas coisas para vocês sobre mim e da área.

Att,

William Norton .

sexta-feira, 9 de abril de 2010

NorWill Comunica: Sindicato dos Publicitários do Estado de São Paulo

Olá a todos,

Bom, vou fazer sobre o assunto proposto no título, através da minha experiência.

No dia 08/04/20010, eu fui fazer uma visita e entregar meu currículo para eles, pois havia falado com uma das secretárias por telefone, a Aline.

Quando cheguei lá, estava um pouco receoso, pois temos (oumelhor,eu) a impressão de que qualquer sindicato só quer causar no mercado de trabalho (pobredesinformadoquesou,QUEERA).

Bom, nesse caso, não vou detalhar nada, vou falar tudo, ou seja, se quiser uma leitura sucinta, não é aqui.

Quando cheguei no sindicato, fui muito bem recebido pelos secretários, dos quais me atenderam foram o Senhor Sabino, um senhor muito simpático e jovial, a Aline, muito simpática e entendida e a Miralva, essa ai manda lá de uma forma muito agradável e muito bem humorada.

Na minha conversa com a Aline, logo a Miralva se intrometeu e entrou na conversa, o que deu uma incrementada a mais a nossa conversa, me propus a explicar toda minha vida universitária para eles, olha que sou um ótimo contador de minhas história, ELES OUVIRAM TUDO! (nemmesmoamaioriadosprofessoresqueremouvir), prova de que o nosso sindicado existe para nós, futuros e presentes profissionais.

Me deram conselhos, ficaram com meu currículo, indicaram uma lista que eles tem de relação de empresas, me apoiaram e, principalmente, me motivaram a não querer sair, em hipótese alguma
dessa profissão, pois havia de ter um ótimo futuro (acertaram,nemquesejapormimmesmo,vouter).

Ainda dei a sorte de encontrar com uma garota, a Nathalia (desculpesetiveracento), ela fez o caminho inverso do Olivetto, ela começou na W/Brasil, trocou para a DPZ e hoje está indo para a ALMAP, trabalhar com mídia, desculpem ESPMianos e empresas com visão fechada, ela fez UNIP, prova de quem nasceu para a área, vai entrar na área, independentemente, das crenças e culturas organizacionais, ou por que não do RH?

Voltando a falar dela, muito simpática e agilizada, acho que é o mal da mídia, mas bom... ela se pediu para ver meu cv, falou o seguinte, nessas palavras, e podem imaginar os gestos:

"Você não específicou qual a área que você quer, assim nenhuma empresa vai te querer, vão pensar que você não sabe o que quer, por que essa é a primeira impressão, direcione seu cv para uma área específica, se for o caso, faça um cv para todas as áreas e encaminhe para cada área, não continue a fazer mais isso, mude, por que se não eles vão jogar fora seu cv, depois de leverem seu objetivo"

É..é..... Eu expliquei pra ela que dos meus livros lidos (26), eu tinha uma boa bagagem para começar em qualquer área, menos criação, no pacote adobe sou um quase intermediário, mas seria um bom diretor de arte, mas como não irá acontecer até aprender esses softwares, tiro o cavalo da chuva.

E também conheci o Seu Antonio, trabalha no RH da DPZ, gente boa e com toque, uma figura.

Depois, quando estava indo embora com a mochila cheia de informativos, encontrei lá fora a Dra. Vânia, ela é uma dos três advogados que prestam serviço para os associados ao sindicato, também luta pelos seus direitos, tais como reajuste salarial, e diversos outros (fareioutrotópicosobreissodepois), conversei com ela sobre algumas súvidas que tinha sobre o uso de comunicação social para alguns negócios, ela me explicou, e me falou onde encontraria melhor essas informações, pois se me explicasse demoraria muito.

Então pessoal, se vocês gostaram do que falei sobre nosso Sindicado, vão falar com eles, o local onde estão é na Rua Apeninos, 1025. Ou através do link:


www.sindicatopublicitariossp.com.br


Att,

William Norton .

NorWill Comunica: Irmandade

Calma, não falarei da relação de amigo ou de irmão.

Bom, vou falar das pessoas que nos cedem informações por acreditarem em nosso potencial, o que acredito ser um certo tipo de irmandade.

Pois, no seu modo figurativo, temos uma seguinte definição: afeição.


Irei mostrar alguns casos que aconteceram comigo, ilustrando essa circustância.

________________________________________________________________________



1) Atualmente, no 5º semestre, entrou um novo aluno na sala, seu nome é Fernando, ele voltou ao curso após algum tempo que havia trancado. Meu grupo na sala, o convidou para participar de nossos trabalhos, ele aceitou (graças), e apartir de então, começou nossa irmandade.
Conversamos sobre o que eu e ele haviamos feito, eu até agora, não muito, mas ele já estagiou e trabalhou em algumas empresas, então que ele falou sobre o Sindicato dos Publicitários do Estado de São Paulo, que eles zelam pelos profissionais de nossa profissão (verdadepura!contecomeles) e ajudam, também, a por profissionais no mercado, tanto para estágio até para colaboradores.

Essa informação foi de suma importância para mim, pois já fui lá (comenteisobreeireicomentar novamente) e me passaram ótimas informações.


2) No início desse semestre, estava louco por uma matéria da grade de Marketing, Gestão de Marcas, e tinha a oportunidade de cursar por causa da matéria opitativa. Então me cadastrei.
Meu colega de sala Vinicious, estava fazendo alguma outra matéria em um campus bem longe, no período da manhã (louco=P), comentei sobre o professor (nãovoufalaronomedeleagora,masvoucomentarsobreele,esseéokra) e de como foi a apresentação de sua matéria, meu colega não deixou passar muito tempo e mudou para esse curso e levou outro da sala com ele.

________________________________________________________________________


Esses são bons exemplos de irmandade por confiança na capacidade pessoal de alguém.

Se por algum motivo acreditarem em alguém, comente algo importante que o ajude.


Att,

William Norton .

NorWill Comunica:Trilha nº 1

Finalmente vocês saberão por que escolhi o curso.

Escolhi por falta de opção e por que minha namorada falou que combinaria comigo!

Isso é a pura verdade, juro para todo mundo, se me permitem, vou fazer uma análise sobre o que acabei de afirmar.

Bom, minha mãe é bancária e meu pai ex-bancário e agora corretor de imóveis (se precisarem dele, só entrar em contato, para a região da grande São Paulo), por isso queria fazer Adminstração de Empresas, ou algo ligado a essa àrea.

Mas pensei muito sobre isso e naquele momento sabia que não era o que queria para o resto da minha vida, ou melhor, para começar a minha vida.

Então minha namorada comentou sobre o curso de Publicidade e Propaganda, pois ela já conhecia, através de seu irmão que já tinha feito anteriormente, falando que combinava comigo.

Eu nem sequer sabia como funcionava para fazer um comercial (eueraalienado mesmo), mas aceitei o que ela falou e prestei para a Universidade Anhembi Morumbi (comotodoalienadoeupasseitambém,comoinúmerosoutros).

ELA ESTAVA CERTA!

O primeiro semestre foi lindo, perfeito, a pesar de não ter realmente conhecido todas as àreas de Publicidade e Propaganda(umaouduas) e a outras que a Comunicação Social remete, mesmo que indiretamente (será um assunto que tratarei depois). Os professores eram muito bons, a coordenadora se mostrou um amor de pessoa (penaquenãoémaisassim)

Dentre os melhores professores do 1º semestre estão:


Denise Marciano



foi a professora que me ensinou a pensar de modo crítico tudo de bom que acontece. (elasaiudaUniversidadeAnhembiMorumbiPorqueserá?)

Wilson Ferreira


Esse professor é Ins4n0 explica muito bem, de forma deboxada, brincalhão e apaixonado pela comunicação em sua teoria.

Ana Maria Ramaglia


Professora altamente qualificada, explica muito bem, não precisa ficar brincando para chamar a atenção para ela, ironiza os alunos dispersos (adoroquandoelafazisso), entende muito bem do que é Marketing, ela deveria ser a imagem de todos os professores, ou melhor, o que os professores deveriam ser.

Elizabeth Del Nero


Professora séria, sábia. Só sei que não a aproveitei muito bem.

______________________________________________________________________


Esses professores me ajudaram a conseguir a vontate que hoje eu tenho, pelas suas explicações nostálgicas.


Os outros professores foram normais ou deixaram a desejar, por isso fui atrás dos livros.


Esses foram meus primeiros passos.

Att,

William Norton .